Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

TSE autoriza inquérito contra Haddad por shows de Roger Waters

Brasil

TSE autoriza inquérito contra Haddad por shows de Roger Waters

Campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) considerou que as apresentações do ex-líder do Pink Floyd foram "showmícios" pró-PT

TSE autoriza inquérito contra Haddad por shows de Roger Waters

Foto: Reprodução / Facebook

Por: Juliana Rodrigues no dia 30 de outubro de 2018 às 11:20

O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou, no último sábado (27), analisar uma ação movida pela campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) contra o adversário derrotado, Fernando Haddad (PT), e sua candidata a vice, Manuela D'Ávila.

Segundo o UOL, a ação foi movida após a equipe de Bolsonaro considerar que as apresentações do cantor e compositor inglês Roger Waters foram "showmícios" em favor do petista. Além de acusar Haddad, a ação envolve a produtora T4F Entretenimento. A campanha pede que os registros das candidaturas sejam cassados e que ambos fiquem inelegíveis por oito anos.

No entendimento da defesa do presidente eleito, que cita a T4F como "maior beneficiária da Lei Rouanet do país", a imagem do artista foi usada de forma indevida para "ostensiva e poderosa propaganda eleitoral negativa" contra Bolsonaro. A passagem da turnê mundial de Waters pelo país teria visado beneficiar a candidatura de Haddad e implicou em caixa dois de campanha e financiamento empresarial, que são práticas ilegais.

Waters é conhecido por ter se posicionado politicamente diversas vezes ao longo de sua trajetória artística. Nos shows da turnê brasileira, ele incluiu Bolsonaro entre os representantes do neofascismo e homenageou Moa do Katendê e Marielle Franco. No último sábado, em Curitiba, Waters protestou contra o então candidato do PSL, 30 segundos antes do fim do prazo para a proibição legal.