Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Diretor do Inpe nega acusações de Bolsonaro sobre manipulação de dados e diz que não deixará cargo

Brasil

Diretor do Inpe nega acusações de Bolsonaro sobre manipulação de dados e diz que não deixará cargo

Na sexta (19), durante café da manhã com jornalistas, presidente afirmou que dados do instituto sobre desmatamento na Amazônia são "mentirosos" 

Diretor do Inpe nega acusações de Bolsonaro sobre manipulação de dados e diz que não deixará cargo

Por: Juliana Rodrigues no dia 21 de julho de 2019 às 07:20

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Magnus Osório Galvão, rebateu as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, que acusou o órgão de pesquisa de mentir sobre dados de desmatamento e de estar "agindo a serviço de uma ONG". Ele ainda afirmou que não pretende deixar o cargo.

"Fazer uma acusação em público esperando que a pessoa se demita. Eu não vou me demitir", disse Galvão, ontem (20), ao Estadão e à TV Vanguarda, afiliada da Globo em São Paulo.

As acusações foram feitas por Bolsonaro na sexta (19), durante café da manhã com jornalistas. "Se for somado o desmatamento que falam dos últimos 10 anos, a Amazônia já acabou. Eu entendo a necessidade de preservar, mas a psicose ambiental deixou de existir comigo", disse, se referindo a dados divulgados pelo Inpe na quinta (18) sobre o atual estado do desmatamento na Amazônia.

"Esses dados sobre desmatamento da Amazônia, feitos pelo Inpe, começaram já em meados da década de 70 e a partir de 1988 nós temos a maior série histórica de dados de desmatamento de florestas tropicais respeitada mundialmente", afirmou Galvão, frisando que nunca teve "nenhum relacionamento com nenhuma ONG". 

O diretor do Inpe ainda disse que respeita Bolsonaro como um representante eleito, mas fez críticas a comportamentos do chefe do Executivo nacional que "não respeitam a dignidade e liturgia da Presidência". "Principalmente quando ele tem essas entrevistas com a imprensa ou mesmo em outras manifestações, ele tem um comportamento como se estivesse em botequim. [...] Ou seja, ele fez acusações indevidas a pessoas do mais alto nível da ciência brasileira, não estou dizendo só eu, mas muitas outras pessoa", afirmou Galvão. "Isso é uma piada de um garoto de 14 anos que não cabe a um presidente da República fazer".

Galvão também disse que é preciso defender quem "trabalha bem para o governo", e citou o ministro de Ciências, Marcos Pontes. "Ele sempre manifestou que as questões do desmatamento e das mudanças climáticas são questões cientificas e não políticas. E têm que ser tratadas cientificamente, e ele sempre mostrou grande respeito pelo Inpe", afirmou.