Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Prefeitura do Rio usa prova falsa em recurso contra liberação de livros pelo STF

Brasil

Prefeitura do Rio usa prova falsa em recurso contra liberação de livros pelo STF

Apresentado como "conteúdo impróprio" que justificaria a apreensão, livro português "As Gémeas Marotas" não foi exposto nem vendido durante a Bienal

Prefeitura do Rio usa prova falsa em recurso contra liberação de livros pelo STF

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 09 de setembro de 2019 às 09:00

A Prefeitura do Rio de Janeiro anexou uma prova falsa em seu recurso contra a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de suspender a apreensão de obras na Bienal Internacional do Livro, encerrada ontem (8) na capital fluminense.

Em um texto de 13 páginas, a Procuradoria Geral do Município incluiu como “conteúdos impróprios” para crianças e adolescentes o livro português de cunho satírico "As Gémeas Marotas", de Brick Duna, direcionado a adultos. Segundo a organização da Bienal, a obra não foi exposta nem vendida durante o evento.

“Trata-se de uma obra satírica para o público adulto, publicada em 2012 na Europa, que apareceu esta semana em grupos de WhatsApp”, informou a Bienal. “Inclusive, na própria imagem usada como ‘prova’ pela Procuradoria Geral do Município é possível verificar que o valor do produto está em euro, e não em real, deixando claro que o material não estava exposto na Bienal nem em qualquer lugar do Brasil”, completou.

A organização da Bienal também apontou que a imprensa brasileira já havia verificado as informações que circularam nos últimos dias nas redes sociais sobre a presença do livro na Bienal e constatou que se tratava de uma fake news. “Vale lembrar que a Prefeitura vistoriou o festival por dois dias seguidos e não encontrou absolutamente nada que julgasse passível de qualquer questionamento legal, como o próprio comandante da ação (de busca) afirmou aos jornalistas no sábado”, acrescentou.