Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Associação de Doulas reclama de vacinação em Salvador: “grande confusão”

Cidade

Associação de Doulas reclama de vacinação em Salvador: “grande confusão”

Trabalhadoras reclamam que prefeitura solicita documentos que não condizem com atuação da categoria

Associação de Doulas reclama de vacinação em Salvador: “grande confusão”

Foto: Betto Jr/Secom

Por: Geovana Oliveira no dia 19 de abril de 2021 às 16:00

Apesar do anúncio da Prefeitura para o início da vacinação das doulas nesta segunda-feira (19), as profissionais enfrentaram problemas durante toda a manhã de hoje. Em nota divulgada pela Associação de Doulas da Bahia, a categoria reclama do desencontro com a gestão municipal, que causou “grande confusão”.

De acordo com a associação, foi destacado ao Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública (COE) que alguns quesitos que poderiam ser requeridos não condizem com a atuação das doulas. Mesmo assim, estão sendo exigidos documentos que as profissionais não possuem. 

“Desde o início de fevereiro de 2021 que enviamos ofícios, emails e realizamos telefonemas, a fim de acordarmos com antecedência o protocolo de vacinação, bem como os documentos comprobatórios que seriam exigidos na imunização das Doulas contra a Covid-19”, informa a presidente da Adoba (Associação de Doulas da Bahia), Tarsila Leão. 

Neste momento, os documentos pedidos pela Secretaria de Saúde de Salvador são: documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

A Adoba está em contato com o Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública para debater os documentos que podem ser usados em substituição.

“A Adoba se solidariza com todas as doulas que vivenciaram hoje esta experiência de desencontro de informações e/ou constrangimento. Entendemos a necessidade de comprovação de atuação, mas buscamos um processo claro, isonômico e que leve em consideração as especificidades de cada categoria”, escrevem.