
Cidade
Sem vacinas, Salvador suspende novamente segunda dose com CoronaVac
Salvador espera receber novas doses do imunizante nesta sexta, suficientes para findar crise

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
A Prefeitura de Salvador anunciou a suspensão da aplicação da segunda dose da CoronaVac, a partir desta sexta-feira (14), por conta do desabastecimento do imunobiológico por parte do governo federal. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que aguarda o recebimento de um novo lote do imunizante para regularizar a situação na capital baiana, e, assim, realizar o fechamento do esquema vacinal daqueles que já receberam a primeira dose.
Por conta de uma orientação errada do Ministério da Saúde, a administração da capital baiana utilizou todas as doses da CoronaVac em primeiras aplicações, esperando receber um novo lote de vacinas, suficiente para dar continuidade à aplicação das segundas doses. Porém, devido a um impasse no recebimento do IFA pelo Instituto Butantan, necessário para a produção das vacinas, a cidade ficou 18 dias sem receber nenhuma dose do imunizante. Agora, novamente por falta de matéria-prima, a produção está paralisada.
Anteriormente, a vacinação das segundas doses com a CoronaVac já chegou a ser suspensa em Salvador e outras oito capitais brasileiras. Após receber uma nova remessa com apenas 9% da quantidade suficiente, a aplicação do reforço retornou apenas com agendamento prévio, mas, nesta quarta-feira (12), as 3 mil fichas disponíveis acabaram em minutos.
A Bahia deve receber, ainda nesta sexta-feira (14), 128 mil doses da CoronaVac, das quais 60 a 70 mil doses devem ficar retidas em Salvador. A informação foi adiantada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva de imprensa, na última terça-feira (11). Segundo ele, a quantidade será suficiente para acabar com a crise da segunda dose do imunizante envasado pelo Butantan.
Já o complemento do esquema vacinal com o imunizante da Oxford/AstraZeneca segue normalmente em Salvador. Antes de se dirigir ao ponto de vacinação, é necessário que a data de reforço seja conferida no cartão de vacina ou no site da SMS.
Confira os locais (8h às 16h):
Drive thru:
- Faculdade Universo (campus AV. ACM);
- Shopping Bela Vista;
- USF San Martim III.
Pontos fixos:
- Clube dos Oficiais (Dendezeiros);
- Centro de Saúde Ramiro de Azevedo;
- USF Colinas de Periperi;
- USF Vila Nova de Pituaçu;
- USF João Roma Filho.
A segunda dose com o imunizante da Oxford pode ser agendada através do site Hora Marcada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.