Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Sem vacinas, Salvador suspende novamente segunda dose com CoronaVac

Cidade

Sem vacinas, Salvador suspende novamente segunda dose com CoronaVac

Salvador espera receber novas doses do imunizante nesta sexta, suficientes para findar crise

Sem vacinas, Salvador suspende novamente segunda dose com CoronaVac

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 14 de maio de 2021 às 06:46

A Prefeitura de Salvador anunciou a suspensão da aplicação da segunda dose da CoronaVac, a partir desta sexta-feira (14), por conta do desabastecimento do imunobiológico por parte do governo federal. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que aguarda o recebimento de um novo lote do imunizante para regularizar a situação na capital baiana, e, assim, realizar o fechamento do esquema vacinal daqueles que já receberam a primeira dose.

Por conta de uma orientação errada do Ministério da Saúde, a administração da capital baiana utilizou todas as doses da CoronaVac em primeiras aplicações, esperando receber um novo lote de vacinas, suficiente para dar continuidade à aplicação das segundas doses. Porém, devido a um impasse no recebimento do IFA pelo Instituto Butantan, necessário para a produção das vacinas, a cidade ficou 18 dias sem receber nenhuma dose do imunizante. Agora, novamente por falta de matéria-prima, a produção está paralisada.

Anteriormente, a vacinação das segundas doses com a CoronaVac já chegou a ser suspensa em Salvador e outras oito capitais brasileiras. Após receber uma nova remessa com apenas 9% da quantidade suficiente, a aplicação do reforço retornou apenas com agendamento prévio, mas, nesta quarta-feira (12), as 3 mil fichas disponíveis acabaram em minutos.

Bahia deve receber, ainda nesta sexta-feira (14), 128 mil doses da CoronaVac, das quais 60 a 70 mil doses devem ficar retidas em Salvador. A informação foi adiantada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva de imprensa, na última terça-feira (11). Segundo ele, a quantidade será suficiente para acabar com a crise da segunda dose do imunizante envasado pelo Butantan.

Já o complemento do esquema vacinal com o imunizante da Oxford/AstraZeneca segue normalmente em Salvador. Antes de se dirigir ao ponto de vacinação, é necessário que a data de reforço seja conferida no cartão de vacina ou no site da SMS.

Confira os locais (8h às 16h):

Drive thru:

  • Faculdade Universo (campus AV. ACM);
  • Shopping Bela Vista;
  • USF San Martim III.

Pontos fixos:

  • Clube dos Oficiais (Dendezeiros);
  • Centro de Saúde Ramiro de Azevedo;
  • USF Colinas de Periperi;
  • USF Vila Nova de Pituaçu;
  • USF João Roma Filho.

A segunda dose com o imunizante da Oxford pode ser agendada através do site Hora Marcada.