Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Jornalista baiana critica segurança da Meta e TIM após ter contas invadidas

Cidade

Jornalista baiana critica segurança da Meta e TIM após ter contas invadidas

Alice Santiago foi vítima de um golpe que resultou na portabilidade indevida de seu chip, assim como na invasão da conta que possui no Instagram

Jornalista baiana critica segurança da Meta e TIM após ter contas invadidas

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 29 de dezembro de 2023 às 18:45

Atualizado: no dia 29 de dezembro de 2023 às 21:29

Jornalista e influenciadora digital Alice Santiago denunciou ao Metro1 uma série de dificuldades que sofreu graças às "falhas de segurança" da Meta e da operadora TIM. 

De acordo com a comunicadora, ela foi vítima de um golpe que resultou na portabilidade indevida de seu chip, assim como na invasão da conta que possui no Instagram.

Ao ficar sem sinal, Alice Santiago disse que procurou a TIM para relatar a situação e descobriu que havia sido iniciado o processo de portabilidade de maneira indevida, já que a titular da linha não havia autorizado nem solicitado o serviço. Também foi constatado que a portabilidade foi feita no Rio de Janeiro, apesar da jornalista residir em Salvador e não ter se deslocado até nenhuma loja na capital fluminense.

"O atendente [da TIM] falou: 'olha eu não sei como aconteceu isso, porque você só consegue fazer a portabilidade presencialmente'. Então, alguém da TIM autorizou no Rio de Janeiro a portabilidade na loja da operadora", contou.  Após perceber o problema com o chip, a jornalista também teve sua conta hackeada no Instagram, onde publica receitas e reúne mais de 130 mil seguidores. 

Alice Santiago relatou que o golpista, ainda não identificado, além de invadir o perfil nas redes sociais também publicou conteúdos para que as pessoas caíssem em outros golpes estelionatários. "Eles postam umas coisas bem toscas. Pegam o histórico do que eu postei nos stories nos últimos seis meses, pegam minha cara, colocam uma tabela de Pix e ficam tentando ludibriar as pessoas", afirmou. 

"Eu ainda não consegui acesso à conta, aí entra minha crítica à Meta e ao Instagram. Eles têm um suporte terrível, horroroso mesmo. Eu tenho verificado no Instagram, mas isso aparentemente não adianta de nada. Eu não tenho um suporte prioritário, não consigo redefinir a senha e o e-mail, que os invasores conseguiram mudar de alguma forma. Simplesmente estou esperando eles me darem um posicionamento", acrescentou.

Posição da TIM

Em nota enviada ao Metro1, a TIM disse estar apurando o caso e reforçou "que adota protocolos rígidos de segurança, que são revisados constantemente para evitar ações indevidas nas linhas". A operadora também declarou que "está à disposição para corrigir imediatamente qualquer irregularidade nos acessos".

"Para casos de suspeita de fraude, a companhia sugere o registro de um boletim de ocorrência, além de contato com redes sociais, instituições bancárias e outros apps que possam ser acessados pelos criminosos. Recomenda ainda, como forma de proteção, medidas como autenticação de dois fatores, evitar uso de SMS ou ligação telefônica para recuperação de senha e habilitação de senhas de segurança no SIMCard", informou.