
Cidade
Após incêndio, casarão desaba parcialmente no Comércio nesta quarta
Desabamento ocorreu por volta das 8h30 desta quarta-feira (23)

Foto: Metropress/Marcelle Bittencourt
Parte do prédio da antiga loja A Lâmpada, no Comércio, desabou por volta das 8h30 desta quarta-feira (23). Ao Metro1, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que o colapso foi interno, envolvendo restos da estrutura de madeira consumidos pelo incêndio ocorrido na semana passada. O imóvel, que já estava cercado por tapumes e sem vidraças desde um desabamento anterior, era considerado de alto risco.
“Isso já era previsto. Desde o episódio do incêndio, nós mantivemos a área isolada, porque são edificações antigas, muitas com estruturas em madeira, e essa madeira sucumbe ao fogo”, explicou o diretor-geral da Codesal, Sothenes Macedo, em entrevista à Rádio Metropole. “O que houve nesta manhã foi o desprendimento de partes internas da estrutura”, acrescentou.
O Repórter Metropole esteve no local e ouviu relatos de que o prédio parece estar sustentado apenas por uma laje. Funcionários de imóveis vizinhos trabalham com medo, sem rota de evacuação, e uma faculdade próxima chegou a ser fechada. “Se chover forte, cai”, alertou um funcionário. De acordo com ambulantes, bombeiros têm atuado com frequência para apagar pequenos focos de incêndio. Ambulante há anos na área, Helder afirmou que “a qualquer momento vai cair” e cobra providências. “Meu comércio caiu 75%. Aqui ninguém passa mais, só curioso. Depois some todo mundo”, disse. Segundo ele, moradores de rua têm invadido o imóvel, e a marquise já foi vistoriada há quatro meses, mas segue em ruínas.
A Metropole já vem alertando sobre o abandono do Comércio e o risco estrutural de prédios históricos. Em junho, a Justiça Federal determinou ações emergenciais da União e do Institudo do Patrimônio Histórico Iphan, mas nada foi feito. A Codesal já havia emitido alerta em setembro de 2024 e mapeou 130 imóveis com risco de desabamento na região. Por segurança, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) interditou a rua Pinto Martins entre as ruas Portugal e Guindaste dos Padres. O acesso à Ladeira da Montanha foi bloqueado. Agentes estão no local orientando o tráfego, com opções pelas avenidas Contorno ou Túnel Américo Simas.
Confira o caso:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.