Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'Empatia é um conceito fundamental', defende presidente da ONG Ashoka

Cidade

'Empatia é um conceito fundamental', defende presidente da ONG Ashoka

Entidade promove hoje um evento aberto sobre a participação da população na democracia

'Empatia é um conceito fundamental', defende presidente da ONG Ashoka

Foto: Reprodução

Por: Juliana Almirante no dia 16 de agosto de 2019 às 08:40

A vice-presidente da ONG Ashoka, Helena Singer, falou sobre as ações da organização, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (16).  

A entidade promove hoje um evento aberto sobre a participação da população na democracia, das 18h30 às 21h, com mediação da jornalista Tatiana Mendonça e presença de jovens, empreendedores sociais e convidadas.  

"A Ashoka é uma organização que já tem 40 anos, em 42 países do mundo. O que a Ashoka faz é buscar e articular em rede individuos empreendores sociais, escolas e universidades transformadores, que estão criando novas formas de enfrentar os problemas sociais com impacto e sucesso, e tem potencial muito grande de transformar a vida das pessoas. Então a Ashoka coloca em rede e articula esses atores no mundo todo", explica. 

A organização atua em parceria com instituições como governos, sindicatos e universidades, integrando com os agentes transformadores.

"A gente acredita que a gente precisa é colocar em contato essas pessoas e ogranizações que estão criando formas novas de planejar o mundo", defende.

Ela diz que a empatia é um conceito fundamental para a transformação social. "A gente está em um mundo de cosntante transformação e regras tem cada vez menos eficácia. Se as pessoas seguirem as regras à risca, elas têm possibilidade de não fazer o bem para as outras. Elas precisam ter outras capaidades para além de seguir as regras, que possibilitem não só se colcoar no lugar do outro, mas perceber que, em dada situação, tem vários agentes envolvidos", afirma.