
Economia
Aos 100 anos, economista Givaldo Peixoto lança livro sobre inflação e desigualdade
A obra será lançada no dia 6 de maio, próxima terça-feira, na Câmara dos Deputados, e propõe uma crítica ao modelo econômico atual do Brasil

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O historiador e economista pernambucano Givaldo Peixoto, de 100 anos de idade, lança no próximo dia 6 de maio o livro 'Do Processo Inflacionário como Subsídio Estatal à Concentração da Renda Privada', no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A obra questiona políticas tradicionais de combate à inflação e propõe uma nova leitura sobre o papel da moeda na redistribuição de renda.
Resultado de seis décadas de pesquisa, o livro critica o foco em juros altos e defende que a inflação tem servido como mecanismo estatal de transferência de renda para o setor privado. “A moeda não é um ser vivo; é um instrumento público de remuneração e redistribuição da renda nacional”, afirma o autor.
Natural de Exu (PE), Peixoto tem longa trajetória como educador, jurista e pensador constitucional, com participação em debates da Constituinte de 1988. O evento de lançamento contará com sessão de autógrafos e curadoria do Studio Palma.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.