
Economia
Indicadores do mercado de trabalho fecham 2018 com estabilidade
Índices que medem tendências do mercado de trabalho e percepção do desemprego ficaram sem alterações entre novembro e dezembro, segundo a FGV

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getúlio Vargas (FGV) fecharam o ano de 2018 com estabilidade. De novembro para dezembro, tanto o Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) quanto o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) se mantiveram sem alterações.
O Iaemp, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho através de entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e do setor de serviços, ficou em 97 pontos em uma escala de zero a 200. Embora tenha ficado estável na passagem de novembro para dezembro, o indicador teve a segunda alta seguida na média móvel trimestral, subindo 2 pontos.
Já o ICD, que mede a percepção dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, ficou em 98,9 pontos, em uma escala de zero a 200 (em que quanto maior a pontuação, pior é a avaliação dos consumidores). Apesar da estabilidade entre novembro e dezembro, o índice cresceu pelo terceiro mês consecutivo, o que representa uma piora.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.