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Vendas do varejo baiano fecham 2018 com variação de -0,1%

Economia

Vendas do varejo baiano fecham 2018 com variação de -0,1%

Queda foi puxada pelas vendas de combustíveis, que tiveram desempenho negativo pelo quarto ano seguido

Vendas do varejo baiano fecham 2018 com variação de -0,1%

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 13 de fevereiro de 2019 às 12:40

O varejo baiano fechou 2018 com desempenho negativo de -0,1%, de acordo com dados divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora siga a tendência de desaceleração registrada em 2017, o resultado é a quarta queda consecutiva do setor no estado da Bahia.

A queda foi puxada pelas vendas de combustíveis (-13,2%), que tiveram desempenho negativo pelo quarto ano seguido. Outros dois segmentos influenciaram fortemente o resultado: tecidos, vestuário e calçados (-6,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-15,1%).

As vendas dos hiper e supermercados tiveram alta de 1% e contribuíram para segurar o recuo. Outros destaques positivos foram os segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,0%).

No mês de dezembro, as vendas do varejo baiano voltaram a recuar de forma significativa (-8,4%) em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais (que desconsidera, por exemplo, o Natal), após o forte crescimento que havia sido registrado em novembro (12,0%).

No país como um todo, de novembro para dezembro, o varejo também teve queda (-2,2%), com quase todos os estados apresentando resultados negativos – à exceção da Paraíba, onde as vendas tiveram variação positiva de 0,4%. O resultado do varejo baiano nessa comparação foi o terceiro pior.