Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Índia deu uma ʽsolene bananaʼ para o Brasil em relação a vacinas, diz MK; ouça

Editorial

Índia deu uma ʽsolene bananaʼ para o Brasil em relação a vacinas, diz MK; ouça

MK também celebrou a posse de Joe Biden, marcada para hoje: "Pelo menos nós teremos agora na presidência dos Estados Unidos um ser humano"

Índia deu uma ʽsolene bananaʼ para o Brasil em relação a vacinas, diz MK; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 20 de janeiro de 2021 às 08:07

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (20), Mário Kertész criticou medidas do governo de Jair Bolsonaro que dificultam a obtenção de insumos e vacinas contra a Covid-19 junto à Índia e à China.

"Aquela alegria de ontem, das vacinas, durou pouco. Eu vi toda a trapalhada que o governo Bolsonaro fez com a Índia e a China. Engraçado, o Brasil faz parte do Brics, junto com Rússia, Índia, China e África do Sul, cujos presidentes se reúnem periodicamente. Mas o Brasil foi contra um pleito da Índia para derrubar as patentes das vacinas e poder produzir em todos os países a um custo mais baixo. O Brasil ridicularizou a doença o tempo todo, dizendo que era vírus comunista, criado pela China... Aí a China pisou no freio. A China é a grande produtora dos insumos farmacêuticos base para a formação de todas essas vacinas. A Índia... Agora explique, como é que o governo prepara um avião, diz que vai buscar 2 milhões de doses, não tinha nada certo. A Índia recua, diz que não, que vai começar a vacinação deles e atender outros países. Butão, Bangladesh, Seychelles. Deu uma solene banana pro Brasil", analisou.

MK também falou sobre a posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos, marcada para hoje à tarde, e celebrou o fato de que o país terá um "ser humano" no comando. "Acontece o seguinte: depois de quatro anos de Donald Trump, estamos vendo um presidente americano que sorri, que chora, fica indignado, é duro quando necessário. Ontem ele [Biden] foi a uma solenidade em homenagem ao filho dele que morreu. E ele chorou! Algum de vocês já viu Donald Trump sorrir ou chorar? Isso pra mim é uma coisa que tem valor. Não quero dizer com isso que ele vai ser um grande presidente, nada disso. Mas eu quero dizer que pelo menos nós teremos agora na presidência dos Estados Unidos um ser humano. Antes, parecia que a gente tinha um robô alaranjado. Trump é tão grosseiro, mas tão grosseiro, que não vai comparecer à transmissão do cargo, não enviou um avião presidencial pra pegar o presidente eleito, como é de praxe! É a primeira vez em 150 anos que um presidente não passa a presidência para outro", disse.

Ouça o comentário completo: