Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

MK elogia reação de Fachin a mensagens de Villas Bôas contra o STF; ouça

Editorial

MK elogia reação de Fachin a mensagens de Villas Bôas contra o STF; ouça

"Tem que ter gente com coragem para estabelecer limites, senão a nossa democracia vai para as cucuias", disse, em comentário na Rádio Metrópole

MK elogia reação de Fachin a mensagens de Villas Bôas contra o STF; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 16 de fevereiro de 2021 às 09:33

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (16), Mário Kertész elogiou o posicionamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, que declarou que a pressão de militares sobre a Corte é "intolerável e inaceitável". A fala foi uma reação à revelação feita em livro pelo general Eduardo Villas Bôas, no qual ele relata ter articulado com a cúpula do Exército, em 2018, tuítes que faziam "alerta" ao Supremo, pouco antes do julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Fiquei muito satisfeito com o ministro Fachin. Ele deu uma declaração dura, disse que a pressão de militares sobre o STF é intolerável e inaceitável. (...) Desde a semana passada, Fachin tem dado umas declarações muito duras e sérias sobre todos esses temas. Acho isso importante. Tem que ter gente com coragem para estabelecer limites, senão a nossa democracia vai para as cucuias", disse MK.

No comentário, MK ainda fez um desabafo sobre a importância da disciplina e da força de vontade para não desistir diante das dificuldades. "A gente tem que buscar alegria mesmo onde não existe. Às vezes eu mesmo me pego assim também, numa tristeza, uma deprê, um desânimo. Fico pensando 'na minha idade, o que é que adianta eu acordar cedo?'. Eu acordo cedo por uma questão de disciplina, que eu aprendi com meu pai, o querido, amado e saudoso Jorge Kertész. Ele me dizia 'sabe, meu filho, eu detesto ter que ir trabalhar de manhã cedo, mas eu vou, por disciplina'. (...) Esse espírito passou do meu pai para mim, de mim pros meus filhos, e se chama disciplina. Vontade. Não desistir. Insistir até o fim. Eu acho que existe um trabalho importante que a gente faz aqui. Não acho super importante, nem porretão, nada disso. Mas é importante. Isso é o que me motiva a ainda estar falando, inclusive falando contra a maré", pontuou.

Ouça o comentário completo: