Editorial
MK critica Congresso e vê “guerra declarada” após quebra de acordo sobre IOF: "uma vergonha"

O excesso de indicações de honrarias feitas pelos deputados já causava polêmica com o limite anterior
Foto: Reprodução/Youtube
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) apresentou uma proposta que permite dobrar o número permitido de títulos de cidadão baiano ou das comendas Dois de Julho. Como divulgado pela coluna Metropolítica, o invés de uma de ambas as honrarias por sessão, os parlamentares poderão propor duas, independente de qual. O excesso de indicações de honrarias feitas pelos deputados já causava polêmica com o limite anterior. Nesta quinta-feira (15), no Jornal da Bahia no Ar, Mário Kertész se disse envergonhado com a proposta.
“Eu tenho vergonha disso. É esse o trabalho que a gente espera dos nossos deputados? Tem uma Assembleia de caridade? De bondade, de gratidão, sei lá”, iniciou MK. “Por que tem que dobrar o número de medalhas e honrarias? Por que isso é fundamental? Eu quero ver a Assembleia Legislativa discutindo assuntos importantes, como a violência que continua forte no Brasil e aqui na Bahia, a desigualdade, a falta de oportunidades, de educação. ‘Não, vamos homenagear’. E cada homenagem dessa tem uma festa, os familiares do homenageado, o deputado que indicou ganhando apoio para sua reeleição. Nunca vi tanta vaziez, não vejo mais nenhum debate importante sendo levado a sério nessa Assembleia Legislativa da Bahia”, afirmou.
MK reconheceu o esforço da atual presidente da Casa, a deputada Ivana Bastos, mas considerou a maior parte das pautas dos parlamentares uma espécie de “espuma”. “Tem gente que estima que cada deputado estadual nos custa cerca de R$ 500 mil por mês, se você considerar todas as despesas. E aí, nós estamos tratando da Assembleia de Carinho, estamos aumentando o número de honrarias concedidas. E todas são aprovadas por unanimidade. Porque é um acordo tácito, né?”, disse MK, citando os acordos feitos para aprovações das honrarias.
Confira o comentário na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.