
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Militares israelenses invadem casa de cineasta palestino vencedor do Oscar
Internacional
Militares israelenses invadem casa de cineasta palestino vencedor do Oscar
Invasão militar ocorreu enquanto socorria parente ferido

Foto: Divulgação
O cineasta palestino Basel Adra, vencedor do Oscar pelo documentário "Sem Chão", denunciou que sua casa foi invadida por militares israelenses no sábado (13), enquanto levava o irmão ferido ao hospital. Segundo ele, colonos atacaram sua família, tentaram atropelar seu irmão com um quadriciclo e agrediram também um primo. Adra publicou um vídeo do ataque nas redes sociais.
"O Exército de Israel invadiu minha casa, onde minha esposa e minha filha de 9 meses estavam", declarou. Mais tarde, foi impedido de retornar por bloqueios militares. O Exército disse ao The Guardian que estava na região apurando denúncias de pedras lançadas por palestinos.
Familiares relataram que colonos levaram ovelhas para destruir plantações da família. Mohamad Huraini, primo de Adra, publicou: "mais um dia de ação da limpeza étnica". Ele também disse que uma ativista estrangeira foi agredida. "Você não está seguro se é palestino ou se nos defende. Colonos, apoiados pelo governo e pelo exército, precisam ser contidos!", disse.
A ação ocorre após outros episódios de violência. Meses antes, Hamdan Ballal, codiretor de Sem Chão, denunciou ter sido agredido e preso por soldados enquanto estava em uma ambulância. O documentário retrata expulsões de palestinos em Masafer Yatta e é conduzido pela parceria entre Adra e o jornalista israelense Yuval Abraham.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.