
Justiça
STF minimiza fala de Trump em defesa de Bolsonaro e descarta efeito jurídico da postagem
Magistrados afirmam que a declaração do presidente dos EUA não afeta julgamento da trama golpista

Foto: Pedro França/Flickr
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro (PL) não terá qualquer impacto sobre os processos envolvendo o ex-presidente na corte. A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.
Cinco ministros ouvidos pela coluna afirmaram que o STF não deve se manifestar sobre declarações de Trump e que o episódio está restrito ao campo político. “Os reflexos são na esfera política e já houve resposta do presidente Lula. Não vejo consequência para o Supremo”, disse um dos magistrados.
A percepção entre os ministros é que esse tipo de manifestação internacional já era esperada diante do atual cenário e não altera o andamento dos julgamentos relacionados à tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Um dos integrantes do STF ainda comparou o cenário brasileiro ao dos Estados Unidos, dizendo que, ao contrário da Justiça americana — que não puniu Trump por incitar a invasão do Capitólio, o Judiciário brasileiro tem atuado “como fazem as democracias responsáveis”.
Trump defende Bolsonaro e ataca STF
Na publicação feita nesta segunda-feira (7), Trump escreveu que o Brasil estaria “fazendo uma coisa terrível” contra Bolsonaro e falou em “caça às bruxas” contra o ex-presidente. Ele também disse que o único julgamento válido deveria ser “pelos eleitores do Brasil”.
Reação de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado sobre a fala de Trump durante o encerramento da cúpula do Brics e respondeu: “Não vou comentar essa coisa de Trump e o Bolsonaro. Tenho coisas mais importantes para comentar do que isso. Esse país tem leis, regras e um dono chamado povo brasileiro, portanto dê palpite na sua vida, e não na nossa”, afirmou.
Mais cedo, Lula já havia se pronunciado pelas redes sociais. “A defesa da democracia no Brasil é uma responsabilidade dos brasileiros. Somos um país soberano e não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei — sobretudo aqueles que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”, diz a publicação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.