Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Fachin destaca que STF resistiu a pressões e não cedeu ao "autoritarismo"

Justiça

Fachin destaca que STF resistiu a pressões e não cedeu ao "autoritarismo"

Presidente da Corte ainda criticou a interferência de um país no funcionamento do sistema Judiciário de outro

Fachin destaca que STF resistiu a pressões e não cedeu ao "autoritarismo"

Foto: Victor Piemonte/STF

Por: Metro1 no dia 06 de outubro de 2025 às 14:32

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou que a Corte tem mantido sua tradição de resistir a interesses autoritários. Durante o discurso, ele também criticou países que buscam interferir na economia de outras nações.

"O Supremo da contemporaneidade honra a melhor tradição daquele Supremo Tribunal Federal que não se vergou aos interesses autoritários de plantão, não se vergou ao contingente, mas se manteve fiel ao que é estrutural", disse Fachin em entrevista ao podcast do STF em comemoração aos 37 anos da promulgação da Constituição, no último domingo (5).

"Porque um juiz constitucional, ele é, antes de tudo, fiel ao Estado de Direito, ao Estado de Direito numa República e numa democracia. Portanto, ele não subscreve o autoritarismo, ele não subscreve aquilo que atenta contra a vivência democrática", continuou o ministro.  Em meio às sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil, Fachin destacou ainda que quem tenta interferir no funcionamento do sistema Judiciário de um país ou na economia deste provoca um "atentado à soberania".