Terça-feira, 12 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF forma maioria contra aumento de aposentadorias pela revisão da vida toda do INSS

Justiça

STF forma maioria contra aumento de aposentadorias pela revisão da vida toda do INSS

Julgamento foi interrompido após pedido de destaque do ministro Edson Fachin

STF forma maioria contra aumento de aposentadorias pela revisão da vida toda do INSS

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 12 de maio de 2026 às 10:40

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta segunda-feira (11) contra a liberação da chamada “revisão da vida toda” para aposentados que ainda tinham ações em andamento na Justiça. O julgamento foi interrompido após pedido de destaque do ministro Edson Fachin, o que zera o placar e leva a análise ao plenário físico, ainda sem data definida.

Até a suspensão, o placar estava em sete votos a um seguindo o entendimento do relator, Kassio Nunes Marques, que afirmou que o tema já foi rejeitado pelo Supremo em 2024. Segundo ele, manter os recálculos seria permitir pagamentos “em desacordo com a tese firmada” pela Corte. Divergiu apenas o ministro Dias Toffoli, que defendeu os aposentados que confiaram na decisão favorável do STF em 2022.

A “revisão da vida toda” permitia recalcular aposentadorias do INSS considerando contribuições feitas antes de julho de 1994, o que poderia aumentar o benefício de alguns segurados. O entendimento havia sido autorizado pelo STF em 2022, mas foi derrubado pela própria Corte em 2024.