Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 14 de março de 2024

Justiça

Em nota, TJ-BA diz que foi 'surpreendido' por ação da PF

Comunicado ainda lembrou o princípio do contraditório e a proteção ao direito de defesa

Em nota, TJ-BA diz que foi 'surpreendido' por ação da PF

Foto: Divulgação/ TJBA

Por: Juliana Almirante no dia 19 de novembro de 2019 às 11:00

O Tribunal de Justiça (TJ-BA) informou, em nota, que foi surpreendido com a operação da Polícia Federal desencadeada na manhã de hoje (19).

A Corte informou ainda que não teve acesso ao conteúdo do processo, que afastou quatro desembargadores e dois juízes, incluindo o presidente do TJ-BA Gesivaldo Britto.  A operação, que recebeu o nome de "Faroeste", ainda prendeu advogados e um cônsul.

"A investigação está em andamento, mas todas as informações dos integrantes do TJBA serão prestadas posteriormente com base nos Princípios Constitucionais. Pelo princípio do contraditório tem-se a proteção ao direito de defesa, de natureza constitucional, conforme consagrado no artigo 5º, inciso LV: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes", afirma o comunicado. 

O TJ-BA informou ainda que, com o afastamento do presidente, o 1º vice-presidente, desembargador Augusto de Lima Bispo, é o substituto natural.