Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça

‘Benza Deus a imprensa livre do país’, diz Cármen Lúcia ao rebater fala de Aras e AGU

STF deu início nesta quarta (19) o julgamento para definir a legalidade do dossiê produzido pela pasta da Justiça contra servidores

‘Benza Deus a imprensa livre do país’, diz Cármen Lúcia ao rebater fala de Aras e AGU

Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Por: Luciana Freire no dia 19 de agosto de 2020 às 19:52

Antes de ler seu voto hoje (19) durante julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir a legalidade do dossiê produzido pelo Ministério da Justiça contra servidores ligados a movimentos antifascistas, a ministra Carmen Lúcia rebateu o procurador-geral da República e o advogado-geral da União, e defendeu a liberdade de imprensa.

"Benza Deus a imprensa livre do meu país", disse a ministra. "Benza Deus que nós temos ainda o poder Judiciário que toma conhecimento disso e dá a importância devida (...) e qual a resposta constitucional a ser dada", disse Carmen que citou também o ministro da Justiça, André Mendonça - que afirmou ontem (18) em documento enviado ao STF que soube do relatório através da imprensa.

A ministra votou pela suspensão da produção de qualquer tipo de levantamento por parte da pasta da Justiça com informações sobre a posição política de servidores públicos. Carmen afirmou que fabricar documento com esse tipo de informação é desvio de finalidade da atividade de inteligência do Estado.

Representantes da PGR e AGU, tanto Aras como Levi afirmaram à corte que o relatório produzido não fere princípios fundamentais da Constituição. Aras disse que o dossiê era conhecido e Levi, que informações do tipo já eram produzidas pelo Ministério da Justiça em gestões anteriores, "desde 2011".

Leia mais:

Cármen Lúcia manda governo entregar suposto dossiê a todos os ministros

Dossiê contra antifascistas entregue aos EUA cita jornalistas e professores

Ministro da Justiça encaminha cópia de relatório sobre opositores ao Congresso

Ministério da Justiça se recusa a repassar cópia de dossiê de opositores ao MPF

Ministério da Justiça diz que área de inteligência não faz dossiês nem persegue cidadãos

Cármen dá 48h para Ministério da Justiça explicar dossiê com dados de opositores