Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 13 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Metropolítica

/

Juiz de Salvador é afastado do cargo por suspeita de corrupção

Metropolítica

Por Jairo Costa Júnior

Notícias exclusivas sobre política e os bastidores do poder

Juiz de Salvador é afastado do cargo por suspeita de corrupção

Com base em documentos encaminhados de forma anônima, corregedor nacional de justiça instaurou investigação contra Ruy Britto

Juiz de Salvador é afastado do cargo por suspeita de corrupção

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2025 às 16:41

Suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, foi afastado das funções por determinação da Corregedoria Nacional de Justiça publicada na quinta-feira (11). Na decisão, o órgão disse que medida se devia à gravidade dos fatos apurados durante investigação preliminar. 

De acordo com informações disponibilizadas no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a documentação que fundamentou a determinação do corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, foi entregue ao órgão em um envelope lacrado. O material não trazia indicação de remetente. Durante a análise da documentação,  foram encontradas decisões de conteúdo aparentemente teratológico - ou seja, sem amparo na lei - proferidas por Britto em processos de desapropriação.

Também foi levado em conta o descumprimento de ordens proferidas pelo Tribunal de Justiça da Bahia, alvarás eletrônicos criados, aprovados e assinados pelo magistrado em processos já arquivados, cujos valores de grande vulto, em favor de terceiros que não mantinham qualquer vinculação com os autos. Segundo o corregedor, o afastamento do juiz foi imposto para evitar interferência na investigação.