
Home
/
Notícias
/
Metropolítica
/
Pesquisas encomendadas pelo União Brasil também detectam queda na popularidade de Bruno Reis
Metropolítica

Por Jairo Costa Júnior
Notícias exclusivas sobre política e os bastidores do poder
Pesquisas encomendadas pelo União Brasil também detectam queda na popularidade de Bruno Reis
Recuo na avaliação positiva do prefeito em Salvador, já constatada pela AltasIntel, e avanço nas obras do VLT do Subúrbio preocupam cardeais da oposição ao PT na Bahia

Foto: Valter Pontes/PMS
Pesquisas encomendadas para consumo interno da oposição ao PT na Bahia já haviam indicado o viés de queda na avaliação positiva do prefeito Bruno Reis (União Brasil), corroborada semana passada pelo novo levantamento do instituto AtlasIntel. Os resultados, embora não tenham surpreendido os aliados mais próximos ao ex-prefeito ACM Neto, levaram a cúpula oposicionista a montar uma estratégia para estancar a sangria antes da corrida eleitoral de 2026.
Sinal de alerta
"Salvador é fundamental no tabuleiro de Neto para a sucessão. Para que suas chances de vitória cresçam, será crucial que Bruno recupere popularidade ano que vem. A aprovação de 56% medida pela AtlasIntel é muito parecida com os índices que nossas pesquisas vêm detectando. Esse número é ruim para quem foi reeleito com 78% dos votos há pouco mais de um ano", disse um influente cacique do União Brasil, ao admitir que os resultados elevaram o nível de tensão no entorno de ACM Neto.
Fator de risco
Simultaneamente, o avanço das obras do VLT do Subúrbio e a possibilidade real de que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregue a primeira fase do projeto antes da campanha também preocupam os líderes da oposição. Isso porque o VLT provocará um grande impacto positivo na mobilidade de uma das regiões mais populosas da cidade. A artilharia disparada por aliados de Neto logo após a viagem-teste realizada por Jerônimo na sexta passada (19) traduz o tamanho da inquietação.
Caixa de Pandora
Políticos baianos que fizeram lobby pesado para que o Banco Central autorizasse a venda do Banco Master para o Banco Regional de Brasília (BRB) ficaram de cabelo em pé com as recentes declarações do presidente do BC, Gabriel Galípolo. Mais precisamente a fala em que ele diz ter o registro de todas as investidas a favor do Master feitas por parlamentares junto a dirigentes do BC, com nomes, datas e horas. Para completar, Galípolo deixou claro que, a depender do aperto, abre na hora o baú dos lobistas.
Fim de papo
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou os pedidos de anulação de provas e de absolvição sumária apresentados pelos advogados da desembargadora afastada Maria do Socorro Barreto Santiago, acusada pela Operação Faroeste de integrar o esquema de grilagem de terras e venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ). Com isso, o STJ deve apertar o acelerador para julgar a ação penal contra Maria do Socorro, que comandou o Judiciário estadual em 2016 e 2017.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

