Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Nove foragidos são presos com auxílio de reconhecimento facial em festas juninas na Bahia

Sete foram flagrados no circuito junino de Porto Seguro; Salvador e Jequié também tiveram auxilio da tecnologia para capturar foragidos

Nove foragidos são presos com auxílio de reconhecimento facial em festas juninas na Bahia

Foto: Vitor Barreto / SSP-BA

Por: Metro1 no dia 24 de junho de 2022 às 18:45

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP), aplicado pela primeira vez nos festejos juninos de Salvador e de mais 11 cidades do interior do estado, já auxiliou na captura de nove foragidos da Justiça. Destes, 7 foram localizados em Porto Seguros, os outros dois foram flagrados pelas câmeras em Salvador e Jequié.
 
Entre quarta-feira (22) e quinta-feira (23), três foragidos da Justiça foram presos, um em cada cidade. Na capital, as câmeras instaladas no Parque de Exposições auxiliaram na prisão do primeiro procurado, que foi detido pouco antes das 16h, na Avenida Paralela. Ao ser abordado, o homem estava próximo a um carro, com mais três homens. As equipes averiguaram que ele tinha mandados por roubo e associação criminosa em aberto. 

Em Jequié, as câmeras flagraram, por volta das 2h desta sexta-feira (24), um homem procurado por homicídio no circuito do evento da cidade. Depois de receber o alerta de 90% de similaridade, o Centro Integrado de Comunicações Cicom acionou uma equipe do 19º Batalhão da PM. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Jequié, que confirmou a validade do mandado com a Polinter. 
 
Em Porto Seguro, já são sete foragidos capturados com o suporte do Reconhecimento Facial durante o 'Circuito do São João' da cidade. Na noite de quinta-feira (23), um assaltante foi preso por guarnições do 8º BPM, na região da Passarela do Descobrimento, depois do acionamento da ferramenta. Na dia anterior, a tecnologia já tinha auxiliado na localização de um homem procurado pela mesma prática criminosa. Outros cinco foram capturados na última semana, no período de 72h, também com o suporte do sistema de reconhecimento facial.