Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Conselho de Ética da Alba antecipa depoimento de Alden para 7 de julho

Alvo de representação por quebra de decoro, deputado bolsonarista acusou colegas da oposição de receber "mensalinho" da Prefeitura de Salvador

Conselho de Ética da Alba antecipa depoimento de Alden para 7 de julho

Foto: Carlos Amilton/Agência Alba

Por: Metro1 no dia 16 de junho de 2021 às 17:53

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) informou nesta quarta-feira (16) que o depoimento do deputado Capitão Alden (PSL) foi antecipado do dia 8 para 7 de julho. Ele terá que prestar esclarecimentos no âmbito da representação por quebra de decoro da qual é alvo por acusar colegas da oposição de receber R$ 1,6 milhão, em pagamentos mensais, da Prefeitura de Salvador.

Alden, no entanto, poderá optar por depor de forma presencial ou virtual. A oitiva será transmitida pela TV Alba.

“Na última reunião nós aprovamos a convocação do deputado Capitão Alden para o dia 8 de julho. Mas vai cair em uma quinta-feira, e nossas reuniões são nas quartas”, disse, em nota, o deputado Marquinho Viana (PSB), presidente do colegiado.

Segundo Viana, a documentação correspondente à defesa de Alden foi enviada na terça (15), dois dias antes do prazo-limite em que deveria fazê-lo.

De acordo com Viana, o conselho procurou atender todas as solicitações de Alden, dentre as quais a cessão de informações e materiais, a fim de não gerar obstáculos para a construção da defesa do deputado. “Atendemos praticamente todos pedidos dele. Inclusive enviamos uma mídia com o conteúdo gravado por ele mesmo. Só não foi possível acatar o pleito de sigilo de Justiça. Capitão Alden queria que as sessões do Conselho de Ética e Decoro em relação ao seu processo disciplinar fossem realizadas às portas fechadas, mas isso não foi acatado por unanimidade”, afirmou.

O pedido de abertura do processo que poderá resultar na cassação do mandato de Alden foi feito em 27 de abril. Na representação, os 11 parlamentares da oposição que assinaram o requerimento argumentam que Capitão Alden, “de forma leviana e irresponsável”, atribui possíveis condutas criminosas aos seus pares e companheiros de bancada.

À época da acusação, Alden se disse "injustiçado" e "mal interpretado" pelos demais deputados. O prefeito Bruno Reis (DEM), por sua vez, lamentou as declarações e negou a acusação.  

Na representação que deu origem ao processo, os parlamentares alvo das insinuações argumentam que Capitão Alden, “de forma leviana e irresponsável”, aponta possíveis condutas criminosas aos seus pares, companheiros de bancada.