Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Política

"Aqui tem governo", reage Rui Costa sobre motocarreata bolsonarista na Bahia

Após o presidente promover atos com ataques ao STF e pedidos de intervenção militar, apoiadores prometem manifestação a favor da “democracia” em Salvador

"Aqui tem governo", reage Rui Costa sobre motocarreata bolsonarista na Bahia

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Por: Alexandre Santos no dia 18 de junho de 2021 às 15:00

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que não permitirá eventos semelhantes às motociatas que vêm sendo promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em diversas cidades do país. Conforme o Metro1 publicou nesta sexta (18), apoiadores do presidente em Salvador anunciaram uma motocarreata prevista para ocorrer durante a celebração do Dois de Julho

Segundo os organizadores, há a expectativa de que o próprio Bolsonaro e o ministro João Roma (Cidadania)  participem do ato. Ambos, contudo, ainda não confirmaram oficialmente se virão.

"Eu não estou sabendo. Agora a Bahia tem decreto e tem restrição de aglomeração. Então nós adotaremos as medidas necessárias a evitar aglomeração. Eu posso dizer que aqui tem governo. Aqui não terá imagens que eu vi em outros estados, de motos sem placas, de placas cobertas", disse o governador na última terça-feira (12), durante transmissão do Papo Correria.

Embora a fala tenha sido em resposta à pergunta de um internauta, a assessoria do governador informou ao Metro1 que a manifestação do chefe do Executivo é a "posição válida até o momento".

Numa motociata no último sábado (12), em São Paulo, além de ter a placa de sua motocicleta coberta e circular sem máscara, Bolsonaro utilizou um capacete do tipo "coquinho", sem viseira e proteção para o maxilar, o que é proibido para motociclistas e pode render multa grave.

Aliado do presidente e um dos responsáveis pela convocação da motocarreata na capital baiana, o ex-vereador Cezar Leite (PRTB) afirmou ao Metro1 que, diferentemente do evento do promovido por Bolsonaro no fim de semana, há orientação para o uso de máscara e respeito ao distanciamento e ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).