Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Comitê da ONU pede punição a Bolsonaro por uso de criança com traje militar

Prática viola os compromissos internacionais assumidos pelo país e deve ser criminalizado, diz entidade

Comitê da ONU pede punição a Bolsonaro por uso de criança com traje militar

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Metro1 no dia 05 de outubro de 2021 às 08:02

O Comitê da ONU dos Direitos da Criança quer o fim imediato do uso de crianças vestidas como militares ou portando armas de eventos políticos realizados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação é do colunista Jamil Chade, do portal UOL.

Numa declaração feita nesta terça-feira (4) em Genebra, o mecanismo especial da ONU condenou o comportamento do chefe de estado no Brasil e alertou que tal uso viola os compromissos internacionais assumidos pelo país e deve ser criminalizado. O comitê "condena com veemência o uso de crianças pelo presidente Bolsonaro, vestidas com trajes militares e com o que parece ser uma arma de fogo, para promover sua agenda política, mais recentemente em 30 de setembro de 2021.

A reação do comitê ocorreu depois que Bolsonaro, na semana passada, usou uma criança fardada com o uniforme da Polícia Militar em um evento público em Belo Horizonte. Uma arma de brinquedo também foi usada. Essa, porém, não havia sido a primeira vez que o presidente recorreu a crianças para fazer ou ensinar gestos de armas. No fim de semana, 80 entidades brasileiras indicaram que iriam levar o caso para as instâncias internacionais.

A declaração não implica a imposição de medidas contra o Brasil. Mas amplia o constrangimento internacional do presidente, já com sua reputação amplamente corroída no cenário mundial.

No comunicado, o comitê ainda sugere que tais práticas precisam ser processadas e sancionadas.