
Política
Alexandre de Moraes manda PF colher depoimento de Monark
Decisão foi tomada através do inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Foto: Reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, ordenou que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento de Bruno Monteiro Aiub, o influenciador conhecido como Monark. A informação foi divulgada pelo portal G1. A decisão foi tomada através do inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, e tem até cinco dias para ser cumprida.
Na quarta-feira (14), o ministro proibiu Monark de espalhar fake news sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pena para o descumprimento é multa de R$ 10 mil. Além disso, Moraes também determinou novamente o bloqueio das redes sociais do influenciador afirmando ser “necessária, adequada e urgente” a interrupção da propagação de conteúdo falso por Monark. A ordem do ministro vale para o Instagram, Telegram, Twitter, Rumble e YouTube sob multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.
Em fevereiro de 2022, Monark foi desligado do podcast Flow após declarar que o Brasil poderia ter um partido nazista. Após a repercussão negativa da fala, o podcaster disse que estava bêbado. Em novembro de 2022, ele teve o canal do YouTube desativado após decisão judicial. Em janeiro deste ano, a conta dele no Twitter foi suspensa pelo mesmo motivo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.