Sexta-feira, 08 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alexandre de Moraes manda PF colher depoimento de Monark

Política

Alexandre de Moraes manda PF colher depoimento de Monark

Decisão foi tomada através do inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Alexandre de Moraes manda PF colher depoimento de Monark

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 15 de junho de 2023 às 17:22

Atualizado: no dia 15 de junho de 2023 às 18:10

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, ordenou que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento de Bruno Monteiro Aiub, o influenciador conhecido como Monark. A informação foi divulgada pelo portal G1. A decisão foi tomada através do inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, e tem até cinco dias para ser cumprida.

Na quarta-feira (14), o ministro proibiu Monark de espalhar fake news sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pena para o descumprimento é multa de R$ 10 mil. Além disso, Moraes também determinou novamente o bloqueio das redes sociais do influenciador afirmando ser  “necessária, adequada e urgente” a interrupção da propagação de conteúdo falso por Monark. A ordem do ministro vale para o Instagram, Telegram, Twitter, Rumble e YouTube sob multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.

Em fevereiro de 2022, Monark foi desligado do podcast Flow após declarar que o Brasil poderia ter um partido nazista. Após a repercussão negativa da fala, o podcaster disse que estava bêbado. Em novembro de 2022, ele teve o canal do YouTube desativado após decisão judicial. Em janeiro deste ano, a conta dele no Twitter foi suspensa pelo mesmo motivo.