
Política
CPIs retomam trabalhos após recesso do Congresso Nacional
CPI do MST permanece sem agenda oficial para essa semana, mas há a expectativa de que líder do movimento, José Rainha, preste depoimento

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Com o retorno do Congresso Nacional nesta terça-feira (1º), as atividades da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) e outras cinco CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) também voltam à ativa.
Nesta terça-feira, a CPI, que investiga a liberação e a utilização de recursos públicos para ONGs que atuam na região amazônica, ouve a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) sobre a atuação das organizações. A comissão é presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB) e tem Márcio Bittar (União) como relator.
Já pela tarde, a CPI que apura as inconsistências financeiras da Americanas retorna com os depoimentos de Miguel Gutierrez, ex-diretor executivo da empresa, e de Fábio da Silva Abrate, ex-diretor financeiro. Também há a expectativa de uma audiência para que os integrantes de empresas, que realizaram auditoria independente sobre as demonstrações contábeis da Americanas, deponham.
A CPI das Apostas Esportivas prossegue com as atividades na próxima quarta-feira (2). A investigação em torno de esquemas de manipulação de resultados em partidas de futebol no Brasil se reúne para ouvir o delegado de Polícia Judiciária Fabrício Martins Rocha. O objetivo é saber sobre a atuação da Polícia Federal no caso.
Em seguida, na quinta-feira (3), a CPI que apura operações fraudulentas em empresas de gestão de criptomoedas, ou CPI das Pirâmides Financeiras, ouvirá o depoimento do dono da Rental Coins, Francisley Valdevino da Silva. Ele é investigado junto à comissão.
Por fim, a investigação em torno das ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permanece sem agenda oficial para essa semana. Há a expectativa de que o depoimento do líder do movimento, José Rainha, preste depoimento na quinta-feira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

