Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Política

Na COP28, Jerônimo aponta elo entre desigualdade e crise ambiental: "Quem tem fome não preserva"

Também no evento, Lula relembrou os desastres ambientais que atingiram o Brasil nos últimos meses

Na COP28, Jerônimo aponta elo entre desigualdade e crise ambiental: "Quem tem fome não preserva"

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Por: Metro1 no dia 01 de dezembro de 2023 às 18:21

No segundo dia da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 28, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), discursou. Em sua fala nesta sexta-feira (1°), o petista apontou elo entre a desigualdade social e a crise ambiental.

“Não há perspectiva de resolver o problema ambiental e a transição energética sem tratar da desigualdade social e da fome. Quem tem fome não preserva, comunidades pobres, muitas vezes, têm como única fonte de renda os recursos naturais, e exploram para matar a fome”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

Ainda na sua fala, o governador baiano apresentou detalhes do “Bahia+Verde”, programa que tem o intuito de ampliar a participação social nos processos de decisão das políticas públicas ambientais.

Também no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável por realizar a abertura do evento, relembrou os desastres ambientais que atingiram o Brasil nos últimos meses. Ele criticou os países ricos pelo descumprimento de tratados climáticos e cobrou atitude dos demais chefes de governo.

“A ciência e a realidade nos mostram que desta vez a conta chegou antes. O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas, de discursos vazios. Precisamos de atitudes e práticas concretas”, frisou o mandatário.