
Política
Controladoria-Geral da União negocia acordo de leniência com Odebrecht
A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou nesta quinta-feira (24) estar negociando acordo de leniência com a construtora Odebrecht. A empreiteira é uma das principais empresas investigadas pela Operação Lava Jato, que apura desvios de dinheiro público na Petrobras. Foco da 26ª fase da Operação Lava Jato, a Odebrecht decidiu fazer um acordo de delação premiada de seus principais executivos em decisão tomada na última terça-feira (22). [Leia mais...]

Foto: Cicero Rodrigues/World Economic Forum
A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou nesta quinta-feira (24) estar negociando acordo de leniência com a construtora Odebrecht. A empreiteira é uma das principais empresas investigadas pela Operação Lava Jato, que apura desvios de dinheiro público na Petrobras. Foco da 26ª fase da Operação Lava Jato, a Odebrecht decidiu fazer um acordo de delação premiada de seus principais executivos, inclusive seu presidente, Marcelo Odebrecht, em decisão tomada na última terça-feira (22).
Similar à delação premiada, o acordo de leniência é aquele em que uma empresa – e não apenas uma pessoa, como na delação premiada – envolvida em algum tipo de ilegalidade denuncia o esquema de corrupção e se compromete a auxiliar nas investigações. Em troca, a empresa pode receber benefícios, entre eles o da redução de pena e até de isenção do pagamento de multa.
"A Controladoria-Geral da União (CGU) não divulga a relação das empresas com as quais está negociando o acordo de leniência. No entanto, uma vez que a empresa torna pública esta informação, a CGU se limita a confirmar ou não a referida negociação. No caso da Odebrecht, após divulgação realizada pela empresa, a CGU confirma que está em fase de negociação do acordo de leniência", afirmou o órgão por meio de nota.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.