Política
Dados do Ministério da Justiça impulsionam investigações sobre ligações entre candidatos e criminosos
Secretaria Nacional de Segurança Pública vai compartilhar banco de dados de criminosos e faccionados com Ministério Público e Polícia Federal
Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil
As investigações em tramitação pelo país que apuram a relação entre candidatos nas eleições deste ano e integrantes de facções serão abastecidas com dados disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a reportagem da CNN, o compartilhamento de informações com o Ministério Público e a Polícia Federal será feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), comandada por Mario Sarrubbo.
“A Senasp pode auxiliar os estados com o fornecimento de base de dados de criminosos e faccionados, possibilitando às forças de segurança, em especial na atividade de inteligência, a estabelecer relações de vínculo entre candidatos e organizações criminosas, inclusive em relação a parentes e pessoas próximas”, afirmou Sarrubbo.
O enfrentamento às organizações criminosas é uma das prioridades de Mario Sarrubbo à frente da Senasp e do procurador-geral Paulo Gonet no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) e de seu braço eleitoral. “Trata-se do exercício da atividade de produção do conhecimento de segurança pública que pode antecipar a identificação dessa relação promíscua”, acrescentou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.