
Política
Mauro Vieira nega mal-estar diplomático após caso envolvendo TikTok
Ministro das Relações Exteriores afirmou que tema foi “algo pequeno” na conversa da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping

Foto: Letícia Clemente/MRE
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, negou nesta terça-feira (20) haver um “mal-estar” diplomático com o governo chinês após declarações da primeira-dama, Rosângela da Silva, em um jantar da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping.
O tema, segundo ele, foi abordado a partir de uma preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o impacto da plataforma no utilização de crianças em redes sociais. “Foi o presidente [Lula] que levantou, no jantar, o tema. Não houve nenhum mal-estar no jantar, apenas quis se levantar esse tema e muitos outros. Esse foi um momento pequeno”, disse o chanceler após participar, nesta manhã, de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Na reunião com os senadores, Vieira também negou haver um convite para que autoridades chinesas venham ao Brasil para tratar dos efeitos do algoritmo do TikTok. O chanceler afirmou que foi Lula quem fez menção ao TikTok no jantar e que o chefe do Executivo teria pedido no momento “auxílio” à primeira-dama.
“O que houve foi o seguinte: o tema foi levantado pela preocupação do presidente com a questão dos desafios envolvendo inclusive crianças, como uma menina daqui de Brasília que faleceu recentemente, – terrível –, e outros tipos de notícias envolvendo pornografia infantil e etc. Foi essa a preocupação”, afirmou em entrevista a jornalistas depois da audiência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.