
Política
Lula concede Ordem do Mérito Cultural a Janja e outras 110 pessoas
Primeira-dama receberá medalha por 'relevantes contribuições prestadas à cultura do país'

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, receberá do presidente Lula a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, mais alta condecoração da cultura brasileira. Segundo decreto publicado nesta terça-feira, 20, no Diário Oficial da União, a honraria é reservada a “personalidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à cultura do país”.
Além de Janja, outras cento e onze pessoas e quatorze instituições serão condecorados nesta terça por Lula e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. No grau de Grã-Cruz, a primeira-dama dividirá a homenagem com a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, protagonista e diretor de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo, também receberá a honraria.
A cerimônia marca a retomada da premiação depois de 6 anos de interrupção durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento”, diz a ministra Margareth Menezes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.