
Política
Haddad se reúne com Motta e Alcolumbre em busca de acordo para o IOF
Suspensão do STF motiva reunião entre poderes

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu na noite de terça-feira (8) com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para discutir o impasse em torno da elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A reunião ocorreu após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu tanto o decreto que aumentava o imposto quanto o decreto legislativo que o anulava.
Também participaram da conversa a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT). O objetivo foi restabelecer o diálogo entre o Executivo e o Legislativo após divergências sobre o tema.
A iniciativa partiu de Hugo Motta, que buscava um entendimento entre a equipe econômica e o Congresso antes da intervenção do Judiciário. O encontro foi considerado um esforço para alinhar posições e evitar novos conflitos institucionais.
Uma audiência de conciliação está agendada com o ministro Alexandre de Moraes para o dia 15, às 15h, no STF. A expectativa é encontrar uma solução pactuada sobre a questão das alíquotas do IOF.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.