
Política
Plano contra tarifaço é enviado para Lula nesta quarta, afirma Haddad
Medida provisória pode ser adotada para proteger setores afetados

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (6) que o plano de contingência para enfrentar o tarifaço de 50% nas tarifas sobre exportações brasileiras aos EUA será encaminhado ainda nesta quarta-feira (6) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Haddad, a decisão sobre o anúncio caberá ao presidente, e o pacote pode vir por meio de medida provisória. A declaração foi feita para jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.
As sobretaxas começaram a valer nesta quarta (6) e fazem parte de políticas protecionistas do presidente norte-americano Donald Trump, que oficializou o aumento por ordem executiva em 31 de julho. A tarifa total resulta da soma de 10% anunciados em abril, com outros 40% oficializados no fim de julho.
Apesar de excluir quase 700 produtos como suco de laranja, aeronaves, castanhas, petróleo e minérios de ferro, a medida atinge itens cruciais como carne e café, com forte impacto na balança comercial.
Na terça-feira (5), Lula reuniu-se com ministros e o vice-presidente para definir medidas de apoio aos setores mais atingidos. A principal meta é proteger os empregos ameaçados pelas novas tarifas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.