Domingo, 31 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

União Brasil deve anunciar saída do governo Lula na próxima terça-feira

Política

União Brasil deve anunciar saída do governo Lula na próxima terça-feira

Partido marcou reunião da Executiva Nacional após críticas do presidente Lula a Celso Sabino e à sigla

União Brasil deve anunciar saída do governo Lula na próxima terça-feira

Foto: Max Haack/Secom Prefeitura de Salvador

Por: Metro1 no dia 27 de agosto de 2025 às 13:45

O União Brasil agendou para a próxima terça-feira (2) a reunião de sua Executiva Nacional que deve oficializar a saída do partido do governo Lula (PT). A decisão foi acelerada após cobranças do presidente, durante reunião ministerial nesta terça-feira (26), aos ministros Celso Sabino (Turismo), do União, e André Fufuca (Esporte), do PP. Lula também declarou que não gostava do presidente da legenda, Antonio Rueda. As informações são do Folha de São Paulo. 

“Diante das declarações de ontem do presidente Lula, consideramos que ficou mais urgente resolver essa situação de forma definitiva. Não dá mais para esperar”, disse o vice-presidente do partido, ACM Neto. 

Inicialmente, a federação formada entre União e PP previa deliberar sobre o tema apenas no fim do ano, depois de aval do TSE. No entanto, segundo líderes partidários, “os fatos se impuseram”. A tendência é que a Executiva aprove a saída imediata do governo, o que obrigará Celso Sabino e outros indicados da legenda em cargos menores a deixarem suas funções, sob pena de punição interna.

A diretriz, no entanto, não se aplica aos ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações). Ambos são ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mas não são filiados ao partido.

O União Brasil também decidiu tomar a decisão de forma independente do PP, seu parceiro na federação. Dirigentes negaram informações de que a permanência de seus ministros estaria condicionada a um eventual movimento do PP de abrir mão do comando da Caixa Econômica Federal, indicação do deputado Arthur Lira (PP-AL).