
Política
Lula e chanceler alemão reforçam parceria bilateral
Diálogo ajudou a amenizar o clima após declarações recentes de Merz sobre Belém

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se neste sábado (22), em Joanesburgo, com o chanceler alemão Friedrich Merz para reforçar a cooperação política, econômica e ambiental entre Brasil e Alemanha. Durante o encontro, Lula confirmou presença na Hannover Messe de 2026, onde o Brasil será o país parceiro, ampliando a projeção internacional da indústria nacional.
Lula também convidou Merz para uma visita de Estado ao Brasil no próximo ano, enquanto o chanceler reafirmou o aporte alemão de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, lançado durante a COP30. Ambos destacaram ainda o interesse em aprofundar a cooperação bilateral, tanto no comércio quanto na área cultural, ressaltando os laços históricos que unem os dois países desde o século XIX.
O diálogo ajudou a amenizar o clima após declarações recentes de Merz sobre Belém, que geraram repercussão negativa. Apesar do episódio, os dois líderes reafirmaram o compromisso conjunto com o multilateralismo e defenderam o papel central da Organização Mundial do Comércio diante do avanço do protecionismo global.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

