Política
Comissão do Senado vai discutir com Moraes situação dos condenados pelos atos de 8 de janeiro

PF solicitou suspeição do ministro no caso, ou seja, que ele seja declarado suspeito para atuar como relator

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF | Divulgação/Banco Master
Após revelações envolvendo o ministro Dias Toffoli e Daniel Vorcaro, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia a primeira sessão nesta quinta-feira (12) para analisar a pauta.
Na última quarta-feira (11), a Polícia Federal (PF) fez a perícia do material obtido nas operações que investigam o Banco Master e identificou mensagens de Vorcaro com menções ao ministro. Nas mensagens, ele fala sobre pagamentos direcionados ao magistrado. A PF investiga se a transferência de recursos a Toffoli partiu da empresa que foi sócia de um fundo ligado ao Banco Master no Tayayá Resort, frequentado pelo ministro e que pertenceu aos irmãos dele.
Por causa das mensagens, a PF pediu a suspeição do ministro no caso, ou seja, que ele seja declarado suspeito para atuar como relator. Em nota, o gabinete de Toffoli afirmou que o pedido se baseia em “ilações” e não tem respaldo jurídico, rejeitando a possibilidade de deixar a investigação neste momento.
Toffoli admitiu, em outro comunicado, ser sócio da Maridt. A empresa, ligada a familiares dele, vendeu uma participação no Resort Tayaya ao Fundo Arleen, que tem ligação com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O ministro diz ainda que desconhece o gestor da Arleen e que nunca manteve relação de amizade, “muito menos amizade íntima”, com Vorcaro. Ele acrescentou também que jamais recebeu qualquer valor do banqueiro ou do cunhado dele, Fabiano Zettel.
Partido Novo pede Impeachment de Toffoli
Ainda nesta quinta, o novo anunciou a apresentação de um pedido de impeachment contra Toffoli — relator do caso no Supremo — que deve ser apresentado nesta tarde no Senado. A solicitação tem como base as possíveis ligações do ministro com Daniel Vorcaro, investigado por fraudes financeiras bilionárias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.