Domingo, 01 de agosto de 2021

Política

Turma do STF rejeita denúncia contra Jucá

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a denúncia contra o líder do governo do presidente Michel Temer no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), e o empresário Jorge Gerdau no âmbito da Operação Zelotes. Segundo o relator do processo, o ministro Edson Fachin, a acusação da Procuradoria- Geral da República (PGR) foi frágil e sem elementos que embasassem a denúncia.[Leia mais...]

Turma do STF rejeita denúncia contra Jucá

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Matheus Simoni no dia 27 de março de 2018 às 16:16

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a denúncia contra o líder do governo do presidente Michel Temer no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), e o empresário Jorge Gerdau no âmbito da Operação Zelotes. Segundo o relator do processo, o ministro Edson Fachin, a acusação da Procuradoria- Geral da República (PGR) foi frágil e sem elementos que embasassem a denúncia. Os dois eram acusados por suposta prática de corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia, de agosto de 2017, apurava inicialmente fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal.

A acusação apontava suposto pagamento de propina a Jucá, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de doações eleitorais de campanha em 2010 e 2014, em troca de mudanças legislativas numa medida provisória de 2013 para favorecer o grupo Gerdau, sobretudo na área tributária em transações no mercado externo.

Turma do STF rejeita denúncia contra Jucá - Metro 1