Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Filho de Bolsonaro quer fim da reserva de vegetação nativa em fazendas

Política

Filho de Bolsonaro quer fim da reserva de vegetação nativa em fazendas

Para ele, preservação ambiental é 'entrave' e extinção de reservas deve "gerar empregos e contribuir para o crescimento do país".

 Filho de Bolsonaro quer fim da reserva de vegetação nativa em fazendas

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 18 de abril de 2019 às 15:00

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) protocolou um projeto de lei para tentar retirar do Código Florestal o capítulo que trata da reserva legal obrigatória em propriedades rurais.

A justificativa é acabar com o que chama de "entrave" e "expandir a produção agropecuária, gerar empregos e contribuir para o crescimento do país".

Se aprovada, medida extinguirá a obrigatoriedade de ruralistas preservarem parte da vegetação nativa de suas áreas.

O projeto também é assinado pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC). Eles tentam revogar o quarto capítulo do Código Florestal, chamado de "Da área de reserva legal".

Atualmente, propriedades rurais na Amazônia Legal têm de reserva legal de 80%; no Cerrado, 35%; e em campos gerais e outras regiões do país, 20%. 

Os dois senadores monetizam os recursos naturais da Amazônia, afirmando que o bioma "possuiu em valores de recursos naturais o montante de 23 trilhões de dólares a ser explorado, sendo 15 trilhões em recursos minerais metálicos, não metálicos e energéticos e oito trilhões na superfície, com a biodiversidade".

Por conta dos supostos benefícios econômicos, em detrimento da preservação ambiental, eles supõem que "é urgente a conciliação profunda e permanente entre proteção do meio ambiente, crescimento econômico e geração de oportunidades para os brasileiros".