Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Posse de arma é 'direito do cidadão' assim como ter geladeira ou TV, diz Heleno

Política

Posse de arma é 'direito do cidadão' assim como ter geladeira ou TV, diz Heleno

Ministro ainda afirmou, em entrevista à GloboNews, que o presidente Jair Bolsonaro tem uma "sensibilidade política muito grande"

Posse de arma é 'direito do cidadão' assim como ter geladeira ou TV, diz Heleno

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 23 de maio de 2019 às 10:40

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, defendeu, ontem (22), em entrevista à GloboNews, o decreto presidencial que facilitou o porte e flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição. Para ele, a posse de armas é um "direito do cidadão", assim como ter uma televisão ou uma geladeira.

"É um direito do cidadão como qualquer outro, como uma geladeira, como uma televisão, como um aparelho de som. É de acordo com a sua possibilidade, mas todo cidadão passa a ter o direito de ter uma arma", disse Heleno.

Ainda segundo o ministro, o decreto não é uma medida do governo para enfrentar a crise na segurança pública, mas a garantia de uma liberdade individual. Heleno afirmou que a posse de armas possibilita ao cidadão "se defender, defender a sua família, defender a sua propriedade".

Ao comentar declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro, como as críticas feitas à classe política do país, Heleno disse não ter dúvidas de que o presidente valoriza os parlamentares, já que passou 28 anos no Congresso, como deputado. Para o ministro, Bolsonaro tem uma "sensibilidade política muito grande".