Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

'Certo era ter apoiado Ciro Gomes', diz Rui sobre candidatura própria do PT em 2018

Política

'Certo era ter apoiado Ciro Gomes', diz Rui sobre candidatura própria do PT em 2018

Governador disse que tanto ele como Wagner apoiaram que PT deveria ter candidato de fora do partido se houvesse impedimento a Lula

'Certo era ter apoiado Ciro Gomes', diz Rui sobre candidatura própria do PT em 2018

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 13 de setembro de 2019 às 07:40

O governador Rui Costa (PT) avaliou, em entrevista à Veja publicada hoje (13), que o PT deveria ter apoiado o ex-ministro Ciro Gomes, em lugar de ter candidatura própria à Presidência da República, no ano passado.

Ele foi questionado pela revista se foi um "erro" o PT ter lançado um candidato da legenda, em uma eleição marcada pelo antipetismo.

"Adjetivar dessa forma é ruim. Mas o certo era ter apoiado o Ciro Gomes lá atrás. Essa não é uma opinião que dou com a partida já encerrada. Eu e o ex-governador Jaques Wagner defendemos naquele momento a ideia de que o PT deveria ter um candidato de fora do partido, caso houvesse o impedimento do ex-presidente Lula", respondeu.

"Nenhuma outra liderança teria condições de superar o antipetismo ou disputar a Presidência em pé de igualdade naquele cenário. A reflexão também tem de ser anterior. Faltou perceber que era preciso dialogar com todos os segmentos sociais, mesmo com aqueles que pensam diferente", completou o governador. 

Rui também disse que o PT não deveria exigir dos partidos a defesa da liberdade do ex-presidente Lula como condição para formar de alianças. No entanto, defende que a legenda não deve deixar de usar o discurso.

"Não, não acho que esse é o ponto que deve ser usado pelo PT para condicionar qualquer diálogo com as oposições para formar uma frente. Mas o PT não deve nem pode abrir mão dessa bandeira. Hoje mais do que nunca está claro que Lula não teve direito a um julgamento justo. A condenação no caso do tríplex é uma aberração gigantesca", contestou.

O governador também admitiu, durante a entrevista, que pode se candidatar à presidência em 2022