Política

Justiça anula nomeação de dentista amiga de Mario Frias na Secretaria de Cultura

Edianne Paulo de Abreu foi escolhida em setembro para comandar o Centro Técnico do Audiovisual (CTAv)

[Justiça anula nomeação de dentista amiga de Mario Frias na Secretaria de Cultura]
Foto : Reprodução

Por Juliana Rodrigues no dia 30 de Outubro de 2020 ⋅ 14:00

A nomeação da dentista Edianne Paulo de Abreu para o comando do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), órgão ligado à Secretaria Especial da Cultura, foi anulada por decisão da 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Candidata a deputada federal pelo PSL em 2018, ela é amiga do ator Mario Frias, que foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como secretário em junho. A informação é da Folha.

O Ministério Público Federal contestou a nomeação de Edianne para o cargo após denúncia do guarda municipal Rodrigo Figueredo, membro da Renosp LGBTI+ e do movimento Policiais Antifascismo.

Na decisão, o juiz Mario Victor Braga Pereira Francisco de Souza afirma: "O risco de dano irreparável ou de difícil reparação, por sua vez, decorre do prejuízo de descontinuidade das atividades administrativas do setor cultural, tendo em vista a ocupação de relevante cargo de confiança por pessoa, ao menos numa primeira análise, sem formação acadêmica e profissional apta ao seu regular desempenho".

Abreu foi nomeada para o cargo em 15 de setembro. Dias depois, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual criticou a escolha da dentista para o cargo, por sua falta de formação técnica e experiência na área de cultura.

Notícias relacionadas