Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“Quais são as motivações?”, questiona Bob Fernandes após 49 mortos no Brasil em operações policiais

Rádio Metropole

“Quais são as motivações?”, questiona Bob Fernandes após 49 mortos no Brasil em operações policiais

A análise do jornalista foi feita no programa Três Pontos, da Rádio Metropole, desta sexta-feira (4)

“Quais são as motivações?”, questiona Bob Fernandes após 49 mortos no Brasil em operações policiais

Foto: Reprodução/Radio Metropole

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2023 às 14:58

O número de 49 mortos no Brasil em seis dias, durante operações policiais, foi abordado pelo jornalista Bob Fernandes, no programa Três Pontos, da Rádio Metropole, nesta sexta-feira (4). Em sua análise, Bob questionou as justificativas de “confronto”, relatadas pela Polícia Militar.

“É estranho um tiroteio, um confronto como esse, onde você tem 16 mortos de um lado e nenhum ferido grave do outro? Só tinha quem sabia atirar de um lado? Há denúncias de tortura, invasão de casas, arrancar filho do colo para matar o pai”, disse.

Os dados citados por Bob se referem a uma operação realizada pela PM na Baixada Santista, em São Paulo, desde 28 de julho, após a morte do policial da Rota Patrick Bastos Reis, que deixou 16 mortos. Já na Bahia, em menos de uma semana, 19 pessoas foram mortas, em ações que aconteceram nas cidades de Salvador, Itatim e Camaçari. No Rio de Janeiro, duas operações ceifaram a vida de 14 pessoas. Com o policial Patrick, o número chega a 50 mortos.

Questionado sobre a quantidade de pessoas mortas, que até então somavam sete, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) declarou estar “extremamente satisfeito”. Bob Fernandes disse que a frase foi infeliz, principalmente por não haver uma consciência do governador do número real de mortos. 

“O que me deixou espantado na cobertura é que não foram apenas esses 16 mortos, na verdade foram 49 mortos no Brasil, pela PM, no espaço de seis dias. Isso quer dizer alguma coisa, não é possível que não tenha motivação, que seja apenas um confronto. Tem motivações, quais são as motivações? E como, nós, jornalistas, estamos contando a história do ponto de vista dos que foram mortos?”, questionou o comentarista.

Ainda sobre os posicionamentos das forças paulistas, Bob Fernandes destacou a declaração do atual chefe das polícias de São Paulo, o secretário Guilherme Derrite (Segurança), de que teria sido retirado do efetivo da Rota porque, em suas palavras, matou muito ladrão. “Ele não diz que prendeu, ou levou ladrões a julgamentos, ele diz que matou. E sempre tem uma plateia que aplaude e pede bis, quando a polícia mata”, acrescentou. 

Confira o programa na íntegra: