Rádio Metropole
Jamil Chade defende ação imediata para fortalecer a democracia no Brasil: “Desistir não é opção”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
MK Entrevista: Waldomiro da Silva Filho aponta jornalismo como peça fundamental contra a erosão da verdade
Waldomiro Filho alerta para ataques à democracia e defende a importância da busca pela verdade em tempos de desinformação
Foto: Metropress
O filósofo e professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) Waldomiro Filho ressaltou a importância do jornalismo para compreender fatos em meio a um cenário de desinformação e ataques à democracia. Durante o MK Entrevista, projeto da Metropole que reestreou nesta segunda-feira (11) depois de 10 anos, ele apontou a “erosão da verdade” como o processo inicial para a ameaça à democracia e o surgimento de líderes autoritários.
“As primeira vítimas desses processos são exatamente os jornalistas, pesquisadores e cientistas, que buscam mostrar uma versão o mais próxima possível da verdade”, explicou.
Waldomiro chamou atenção para o contexto político mundial, marcado pela ascensão de líderes autoritários e pelo enfraquecimento da ideia de verdade.
“É um elemento que eu acho que é extremamente importante, tudo que vem acontecendo, nos últimos anos, de existir obviamente o problema da erosão da democracia, a ascensão de pessoas autoritárias por meios legais à democracia, para a democracia. O básico que antecede tudo isso é a erosão da ideia de verdade”, completou.
Confira o MK Entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.