Rádio Metropole
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Evento de psicanálise e psiquiatria irá discutir amor, ódio e ignorância como paixões do ser
Rádio Metropole
Evento de psicanálise e psiquiatria irá discutir amor, ódio e ignorância como paixões do ser
Luiz Felipe Monteiro e Marcelo Veras concederam entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (1º)
O amor não é a única paixão do ser humano. O ódio e a ignorância também são elementos que conseguem influenciar na complexidade da psique humana, segundo o pensamento de Jacques Lacan. Este é o tema das jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise da Bahia do Instituto de Psicanálise da Bahia, marcadas para os dias 25 e 26 de outubro. Para falar do evento, o psicanalista Luiz Felipe Monteiro esteve ao lado do psiquiatra Marcelo Veras na Rádio Metropole, nesta terça-feira (1º).
"Quem já viveu uma paixão sabe que ela não é algo que a gente tem muito controle. Quando a gente fala de paixões não somos muito ativos. A gente padece de algo que nos arrasta. E paixão não é necessariamente de romance e de 'apaixonamento'. O ódio é uma paixão. A gente tem uma referência de três paixões fundamentais: amor, ódio e ignorância”, disse. “Elas têm mais relação com as emoções de tristeza, entusiasmo e até mau-humor”.
Explicou o psicanalista ao explicar que a paixão a que eles se referem diz respeito a emoções intensas que dominam o sujeito e que pode moldar seu comportamento e sua percepção sobre o mundo.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.