Rádio Metropole
Aos Fatos: Três Pontos e Jornal Metropole abordam suspensão de leilão de área verde em Salvador

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Janio de Freitas denuncia vieses em coberturas de opinião sobre governo: “sempre tem uma adversativa”
Janio de Freitas apontou, no programa Três Pontos desta quinta-feira (13), que pesquisas de opinião e a cobertura midiática parecem seguir um padrão que desfavorece o governo
Foto: Reprodução/YouTube
As pesquisas de opinião e a cobertura midiática parecem seguir um padrão que desfavorece o governo, destacou o jornalista Janio de Freitas. Durante sua participação no programa Três Pontos, nesta quinta-feira (13), ele questionou a forma como os dados econômicos positivos são apresentados com ressalvas, enquanto aspectos negativos ganham maior destaque na imprensa.
"O governo não é ruim como a queda de prestígio do Lula e do próprio governo sugerem. Saiu aí o PIB do ano passado, surpreendendo todas projeções, todas as contas de somagem multiplicadas e não sei o quê, que chegam sempre a um resultado contra o governo Lula. Saiu o PIB aí, a renda per capita subiu, o emprego subiu", declarou.
Para o jornalista, há um histórico de tratamento desigual na cobertura política e econômica. Ele comparou a situação atual à forma como a imprensa lidava com os governos de Fernando Henrique Cardoso e Jair Bolsonaro, apontando uma tendência de proteção a alguns governos e maior rigor com outros. Segundo ele, a postura da mídia contribui para a percepção pública desfavorável ao governo atual.
"O povão, nem se diga, mas mesmo aquelas categorias, em geral, um pouco mais informadas, não estão sabendo das coisas. Há um propósito sempre. Todas as manchetes, todos os títulos que anunciaram o PIB surpreendente de 3,4%, o crescimento econômico de 3,4% em 2024, tem uma adversativa", concluiu Janio de Freitas.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.