Rádio Metropole
Defensor Público ressalta impacto da audiência de custódia no funcionamento da justiça

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Imunologista ressalta importância da amamentação para imunização de bebês
O leite materno foi classificado pelo profissional como um produto imunológico

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
A influenza é um vírus que exige uma vacinação anual, pois sempre surgem variantes da doença que podem ser mais fortes e impactar mais a saúde do que o habitual. Até os dois anos, as crianças têm muita dificuldade com seu sistema imunológico, e por isso, o imunologista José Carlison, em entrevista ao Metropole Saúde desta terça-feira (23), ressaltou a importância que o leite materno tem para a criação de anticorpos para os bebês.
"O leite materno é um produto imunológico, tá ali tudo que o bebê precisa para se defender. Não é que o bebê que não foi amamentado não vá criar imunidade, mas o leite materno protege aquele ser que ainda não conhece nada daqui. Ele conhece aquilo que teve o mínimo de contato. Ele vai sair, conhecer tudo e ele vai precisar ter um suporte, e esse suporte é dado pelo anticorpo que a mãe passou para ele e o leite materno", disse o especialista.
A imunidade constitucional, citada por José Carlison, é um tipo de imunidade que, com exceção de pessoas com determinadas deficiências, todos possuem. Ela defende o ser humano para tudo. Portanto, mesmo o feto, durante a gestação, possui a sua imunidade inata, mas a partir do nascimento, ele lidará com um novo ambiente em que precisará se adaptar, portanto, são necessários determinados artifícios para o proteger daquilo que ainda não conhece.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.