Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Diretora de Felicidade da ABRH aponta cuidados em confraternizações coporativas de fim de ano

Rádio Metropole

Diretora de Felicidade da ABRH aponta cuidados em confraternizações coporativas de fim de ano

Especialista defende marcar presença e evitar excessos de intimidade

Diretora de Felicidade da ABRH aponta cuidados em confraternizações coporativas de fim de ano

Foto: Metropress/Fernanda Villas

Por: Metro1 no dia 23 de dezembro de 2025 às 17:35

A psicóloga e diretora de Felicidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Camila Leão, avaliou que a presença em confraternizações de fim de ano segue sendo um gesto importante dentro das organizações. Em entrevista ao Metrópole Mais, nesta terça-feira (23), ela comentou sobre o comportamento de trabalhadores que optam por não participar desses encontros e cuidados que devem ter.

“Algumas pessoas que se classificam com uma bateria social muito baixa, como se não fossem obrigados, né? Então acabam não indo e não comparecendo a esse momento. É só que penso que é um momento de celebração, de resultados da equipe da empresa, da cultura da empresa por mais um ano que transcorreu.”, afirma.

Segundo Camila, mesmo diante de dificuldades ao longo do ano, o evento representa união e reconhecimento coletivo. “Independente das dificuldades, é um momento de celebração. Então a presença, claro, sem se agredir, né, a gente não vai se agredir para estar em um ambiente, mas a presença, ela demonstra isso, ela expressa esse esse essa consideração com o dono do negócio, com o gestor, com a cultura da empresa.”

Além disso, Camila apontou cuidados essenciais durante a confraternização, como vestimenta e comunicação. “O primeiro é em relação ao comparecimento, né? O ir ou não ir pra festa. […] O segundo ponto é o dress code, né? Importante ir com a roupa adequada […] O terceiro e o quarto são sobre comunicação. […] evitar intimidade com o gestor, evitar fofocas, evitar alimentar essa essa vibe, né, da fofoca, dos comentários negativos.”

Confira na íntegra: