Rádio Metropole
Proprietária da Casa Castanho comenta fortalecimento de serviços de café da manhã em Salvador

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
A inteligência artificial está moldando o jornalismo digital, diz professora da Ufba
Suzana Barbosa concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (9)
Foto: Reprodução
A professora Suzana Barbosa, da Faculdade de Comunicação da Ufba, discutiu, nesta sexta-feira (9), como as práticas de consumo de informação têm sido impactadas pelas novas tecnologias, especialmente as redes sociais e o uso do smartphone. Em entrevista à Rádio Metropole ela disse é cada vez mais evidente que o público está consumindo notícias e conteúdos de forma digitalizada, sendo o celular a principal ferramenta nesse processo.
"É possível o público perceber que seu habito de consumir informações se da através das redes e principalmente o smartphone", disse.
A professora também comentou a influência da Inteligência Artificial (IA) nas práticas de ensino e na produção jornalística. Segundo Suzana, a IA tem se tornado mais popular e visível, impactando diretamente a rotina dos jornalistas.
“A Inteligência Artificial afetou as práticas, as formas de ensino, esse setor todo afetado por essas transformações. O ChatGPT se popularizou, chamou mais atenção a esses recursos ou soluções digitais. Temos pesquisas que [revelam] que em áreas dentro da rotina produtiva tem se aplicado mais a IA, para transcrição, tradução, resumos”, explicou.
Durante a entrevista no Jornal da Bahia no Ar, Suzana Barbosa também falou sobre o Seminário do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba. O evento, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio em Salvador, celebra os 30 anos do Jornalismo Digital no Brasil e também em países como Portugal e Espanha. A Faculdade de Comunicação da UFBA será a sede do seminário, que reunirá especialistas e pesquisadores para discutir os desafios e avanços da profissão no contexto digital.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.